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Sunday, October 4, 2009
O novo JK era um projeto antigo meu, mas inacabado, agora consegui terminá-lo, usando como base o Alfa Romeo 159 e detalhes do 8c, o logo saliente era característica do FNM JK e os faróis redondos dão um aspecto esportivo e uma cara bem italiana ao sedan.
Para a lanterna traseira apesar de não ser característica dos Alfas atuais em geral tentei apenas deixá-las como no FNM original, ou seja, verticais, pra quem disser que usei lanterna de Logan, errou, rs. A saída do escape é dentro do parachoque. Apesar do Alfa 159 estar um pouco defasado na itália, seria possível a produção de algo parecido por aqui usando base do antigo Marea ou o Stilo e aumentando um pouco a cilindrada do motor 1.9.
HISTÓRIA DO FNM JK
A FNM foi uma das pioneiras na fabricação de caminhões no Brasil, inaugurada em 1 de Janeiro de 1948 no estado do Rio de Janeiro.
Em 1960/61 foi lançado o FNM JK 2000 similar ao italiano Alfa Romeo 2000 de 1957, JK era em homenagem a Juscelino Kubitschek, foi um automóvel muito avançado, motor 4 cilindros, com duplo comando de válvulas, 1975 cc e 122 cv, foi o primeiro carro nacional com 5 marchas sincronizadas. O carro tinha pouco volume de produção o que tornava o carro caro para a época.
Em 1964 por causa do golpe militar no Brasil o carro deixou de ser JK e passou a se chamar apenas FNM 2000, depois foi lançada a versao TIMB, com um apelo mais esportivo e mais potente (160 hp), tinha a frente diferente dos outros modelos, o logo ficava mais abaixo tirando a saliência do capô.
Em 1968 a Alfa-Romeo assumiu o controle da FNM e posteriormente o modelo foi remodelado, ficando com a frente do TIMB e sendo rebatizado para FNM 2150 por causa da maior cilindrada, e potência de 125 hp.
Em 1971 a frente foi redesenhada mas encerrou sua produção em 1972. Para ser lançado em 73/74 o Alfa-Romeo 2300. Foram produzidas 7405 unidades do JK/FNM.
Labels: Alfa Romeo, FNM, PS
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