|
|
---|
Sunday, April 25, 2010
Nessas semanas tivemos muitos lançamentos quase simultâneos, e pra não perder o trem esta postagem é sobre o novo Uno antes que o assunto fique saturado...
Quando todo mundo achava que o Uno estava acabado, eis a novíssima geração, e não é um simples face-lift é um carro totalmente novo desenvolvido no Brasil, para agradar especialmente ao público brasileiro e mercosul, com direito a uma nova plataforma que talvez dará origem ao novo Palio 2011.
A nova tendência é a extinção da grade superior, a função de resfriamento do motor fica a cargo da grade inferior, na parte superior ficam apenas 3 retângulos (falsa grade) ficando apenas em um lado fazendo referência ao novo logotipo do carro, aliás o carro todo e vários detalhes tem esse formato "Rounded Corner", lembra o formato botinha já consagrado pelo Uno mas com cantos arredondados, pelo desenho o para-brisa poderia até ficar mais avançado tornando o carro quase um monovolume, mas acredito que o brasileiro ainda não aceite completamente esse formato, nesse caso a Fiat agiu certo. O farol tem um retângulo menor "brotando" na parte de fora, talvez para fugir do óbvio.
Na lateral o formato retangular permanece nos vidros, até o recorte da caixa de roda é levemente quadrado e um interessante vinco entre as portas que transmite robustez e na versão way é todo coberto por um plástico, aliás a versão Way apesar de ter ficado interessante os apliques plásticos achei que faltou uma proteção embaixo das portas para evitar riscos a lataria, se é que pouca gente vai colocar um Uno Way na terra.
Na traseira também só se vê retângulos, as lanternas engenhosamente colocadas acima para dar continuidade a janela traseira, na tampa abaixo achei que poderiam arriscar um vinco retangular também.
Não comento muito sobre painéis, mas gostei muito desse, não vi ao vivo (não sou considerado imprensa, então não me convidam para apresentações, dos modelos, fazer o que? tenho que me virar com fotos mesmo, rs) mas pelas fotos passa-se a impressão de que é acima da média dos populares e alguns premium, as linhas circulares contrastam com o desenho de fora, dá pra perceber que algumas peças como as saídas de ar são emprestadas do dobló, mas nada que comprometa o conjunto, destaque para o belíssimo volante.
Conclusão - Um compacto todo novo, projetado no Brasil e para agradar especialmente ao brasileiro não é sempre que acontece, o carro tem soluções interessantes, com potencial para atingir a liderança nas vendas e tem um estilo simpático, quase que saído de um desenho animado, uns vão torcer o nariz e outros vão idolatrar mas que pode finalmente dar um alicerce a tendência de estilo exclusivamente brasileira.
Pitaco Digital - Não tem o que refazer, apenas por curiosidade fiz outros tipos de grades para quem não gostou da grade assimétrica.
Na traseira só achei que faltou um friso na tampa, inclui um vinco assim como é na lateral.
Para fazer projeções de versões é assunto para postagens futuras.
Labels: Análise
0 Comments:
Subscribe to:
Post Comments (Atom)