Sunday, May 23, 2010

Belos nacionais

Alguns dos mais belos nacionais que fizeram parte de nossa história,  citei muitos carros de outras décadas pois sou suspeito, sempre admirei os carros que fizeram a nossa história (não desmerecendo os atuais) e alguns deles projetados aqui...


Simca Chambord - De origem francesa na base do Ford Vedette, o desenho do Chambord possuia traços bem americanos dos anos 50, foi um carro extremamente bonito, desde a grade trabalhada até o rabo-de-peixe.

Vemag Fissore - Concebido pelo estúdio italiano de mesmo nome o Fissore foi uma tentativa da Vemag de lançar um carro luxuoso, com linhas elegantes  e a frente do seu tempo possuia ampla área envidraçada, esbanjava luxo e estilo.

SP2 - Considerado um dos VW mais belos do mundo, o SP2 tinha um desenho único  e projetado aqui, mas não durou muito devido a carroceria de aço ser pesada demais para o fraco motor.

O Bianco era um fora-de-série brasileiro apresentado em 1976, uma obra-prima de Toni Bianco, usava carroceria de fibra de vidro e era inspirado em carros protótipos de competição da época.

Puma GT (DKW) - Inicialmente era apenas GT Malzoni, uma criação de Rino Malzoni, um GT despojado voltado para competição mas teve algumas unidades vendidas, tempo depois como Puma GT, e algumas modificações estéticas inspiradas na Ferrari 275, de motor DKW dianteiro, foi o primeiro Puma da história, foi produzido apenas em 1967.
Puma GTE - Com o fim da DKW, chegou a vez do Puma com mecânica VW, resultou neste belo esportivo com inspiração no Lamborghini Miura, este Puma era o popular "tubarão", com direito a guelras e tudo.
FNM 2000 - Se tratava de um legítimo Alfa Romeo, o FNM (ou JK) era um dos carros mais sofisticados do país, e caros também. Ostentava o logo que dava uma grande saliência ao capô.
Karmann-Ghia - Foi projetado pela italiana Ghia e produzido pela alemã Karmann sobre o chassi VW, e o carro era vendido pela VW,  de linhas exóticas e curvilíneas, a preocupação com o design acabou sacrificando o espaço interno, a pequena cabine não dava espaço para a cabeça de quem ia atrás, mas o design era o charme do carro.

Brasinca 4200 GT - Projetado por Rigoberto Soler Gisbert, o Brasinca (mais tarde Uirapuru) tem sua carroceria feita de chapas de aço moldadas a mão e motor da picape Chevrolet, seu estilo ao mesmo tempo mescla elementos de vários esportivos pelo mundo mas tem uma personalidade própria, sua  cabine é recuada e o capô é longo e baixo, e a traseira é curta, há uma interessante dobra na cintura que circulava por todos os lados do carro. Coincidência ou não pouco tempo depois o modelo inglês Jensen Interceptor foi lançado e tinha linhas bem semelhantes as do Brasinca.

Outros belos

Muitos outros carros também considero belos, para não cometer injustiças segue na imagem acima um resumo de outros carros que merecem destaque:
Concorde: Seu desenho é inspirado nos grandes carros da  década de 30 como o Mercedes 540K mas o interessante é que o Concorde não é uma réplica, tem seu desenho próprio.
Interlagos: Foi o carro mais belo da Willys, na verdade era o francês Alpine, um pequeno esportivo de linhas ousadas.
Karmann-ghia TC: Invenção nacional, não era tão belo quanto o primeiro KG, mas tinha sua beleza, foi inspirado no Porsche 911.
Corcel II: Apesar de ser um carro comum, gosto do desenho do Corcel, que inovou nas  linhas retas a seu desenho e faróis quadrados, novidade para a época.
SM 4.1: Era um carro interessante, seu desenho quase todo de linhas triangulares foi projetado pela filha do dono da Santa Matilde, e quem disse que mulher não entende de carro? Mas o único ponto fraco era a traseira um pouco acanhada, em compensação a frente era belíssima.

Réplicas -Réplica conta? se for fabricado no Brasil conta sim !

Glaspac Cobra - O desenho criado pela AC inglesa em cooperação com a Ford proporcionaram linhas curvas e musculosas, estilo aliado ao V8 302 resulta em um carro empolgante.
Fera XK - O fabricante era a Bola, que produziu a réplica do belíssimo Jaguar Xk120, o da  foto deve ser um Jaguar mesmo pois não achei uma foto do Fera, mas externamente entre os dois quase não há diferença.
Avalone - Réplica do MG, mas diferente do MP Lafer, o Avalone tinha motor Chevette dianteiro, caiu como uma luva, pois era longitudinal e de tração traseira, além das elegantes linhas.
Chamonix Super 90 - Réplica perfeita dos primeiros Porsche, possui o motor ideal, (mecânica VW a ar) não tão diferente do modelo original, sem contar a excelente qualidade de fabricação da Chamonix.

Atuais - Para não dizer que só gosto de carro antigo, descrevo o que há de mais interessante dos carros mais atuais.
Punto - foi um dos poucos Fiats que me impressionaram pelo desenho, de frente parece um carro esportivo devido a sua frente em cunha e os faróis a lá Maserati.
206 - Apesar de não estar mais em produção aqui (ainda está, mas forçaram um nome 207 nele) foi um dos mais belos compactos que o Brasil produziu, o carro marcou uma mudança no desenho dos carros da Peugeot.
Megane - Apesar da versão hatch (de gosto duvidoso) que nunca veio ao Brasil (agradeço), o sedan é um raro Renault bonito, mas parece que não agradou ao público em geral, o que é uma pena.
Civic (new) - Um carro que apesar de estar a um bom tempo no mercado, ainda me agrada muito ao vê-lo e causou euforia no seu lançamento diante de tanta ousadia, suas linhas suaves e baixas dão um toque de modernidade e esportividade, mas a preocupação no design prejudicou o espaço principalmente para o porta-malas.

Futuros belos nacionais
Se forem confirmadas as respectivas produções no Brasil, o Fiesta "famoso verve" hatch já é um dos mais belos compactos em produção, mas temo que virá do méxico, já o sedan não me agradou muito. O Bravo segue o estilo agressivo do Punto, outro belo Fiat.

Claro que há muitos outros nacionais que eu gosto, pois tem carrinho feio que acho muito simpatico, mas como o quesito aqui é padrão de beleza, escolhi estes.

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