Wednesday, August 25, 2010

Ele é um nippo-mexicano que passa a ser vendido no Brasil...

O Nissan Tiida (que quase chegou a ser vendido aqui há 2 anos atrás como Dodge Trazo) não tem o mesmo carisma do seu irmão maior, o Sentra, mas tem um desenho atual,  a frente com seus grandes faróis pontiagudos que vistos de lado parecem um projétil dão um ar moderno, o capô vai estreitando do parabrisa para frente,  um forte vinco que dá uma volta em torno do capô deixa o carro com uma aparência mais robusta, conceito semelhante ao do Agile, que faz o carro parecer maior do que é e consequentemente algumas pessoas ficam em dúvida quanto ao seu segmento.

O Tiida sedan sofre do mesmo problema dos sedans derivados dos Hatches enquanto a frente é moderna a traseira é um pouco convencional (vide o 307 sedan). A coluna C não é muito inclinada, talvez o fabricante tenha optado por um espaço melhor para a cabeça dos ocupantes, mesmo assim merecia uma janela para dar uma "graça" a mais na traseira. A lanterna tem um desenho simples e a tampa do porta malas lembra o polêmico recorte que Chris Bangle fez nos BMWs.

Conclusão: É um sedan honesto e atual mas sem chamar atenção, se é que os outros sedans da mesma faixa de preço disponíveis no Brasil também não são aqueeela sensação. Possui a mesma mecânica 1.8 16v. da minivan Livina e parece ter um bom custo-benefício, é até mais barato que o hatch, o único ponto negativo é ter uma frente moderna contrastando um pouco com uma traseira mais convencional.

Pitaco Digital: Meu pitaco é uma sugestão para reestilização, sem mexer muito na estrutura, no máximo o recorte dos paralamas, e dar um aspecto mais agressivo inserindo elementos de seus irmãos mais ricos.


O faról de projétil daria lugar a um estilo ponta de flecha, como é usado no Máxima e no 370Z, aliado a uma nova grade deixaria a frente mais chanfrada.
 A lanterna agora é ascendente do centro pra fora e faz uma pequena curva, que dá uma expressão  mais dinâmica na traseira,  o vinco que sugere um aerofólio é mais protuberante. Na coluna C como se trata de um face lift e para não mudar muito a estrutura  inseri uma peça plástica para simular uma inclinação maior na coluna, artifício muito utilizado para projetos com orçamentos limitados. Caso fosse necessária a inclusão de uma janela seria como a imagem ao lado, mas isso deveria ter acontecido durante o desenvolvimento do carro, sem chances de acontecer num face-lift.


0 Comments:

Post a Comment



My Ping in TotalPing.com