Friday, December 3, 2010

Nova Kombi para todos !!

Donos de quitandas, não se desesperem! Depois do Fusca, agora é a vez da Nova Kombi ...


A idéia é manter o formato "Pão de forma"  clássico da Kombi, a base seria a mesma do conceito do Novo Fusca que apresentei neste blog, com motor atrás e refrigerado a água, permitindo ao motorista ficar em cima do eixo dianteiro, talvez com algumas modificações poderia utilizar até a base atual da nossa Kombi.

Na Kombi resolvi manter o farol redondo, mas é cortado pelo vinco separando-o do pisca, o vinco na frente tenta lembrar o formato "biquini" da primeira geração da Kombi. Mais embaixo uma entrada de ar com formato "risonho" agrega o radiador e uma opção para faróis de neblina, o parabrisa é mais inclinado e as colunas são pintadas de preto. A traseira tem um grande vinco retangular que empurra a tampa do porta-malas para dentro, ele abriga também lanternas em formato cápsula de comprimido como na geração 2.

A roda é ilustrativa, sendo que na suposta versão de produção terão que se contentar com as super calotas mesmo, rs.
Versão furgão é fechada e com o teto ligeiramente mais alto.

O painel é simples e compartilha muitos componentes do Fusca que fiz, a alavanca do câmbio fica no painel para abrigar melhor 3 passageiros. No centro tem uma tampa pra quem quiser colocar um GPS.



Claro que essas versões targa e conversível não são propostas viáveis, apenas tem os cortes para mostrar a configuração interna dos assentos. A Iluminação interna em 3D não ficou muito boa para ilustrar o interior. Essa Kombi pode levar até 11 pessoas, mas teria várias configurações.

Antes que os tradicionalistas peguem suas foices, eu sempre proponho que versões  "fora-de-estrada" adotem o sistema de tração 4x4 como este modelo acima, que além da tração uma opção de reduzida, mas para adequação no mercado nacional um motor diesel seria indicado.  Uma das propostas para esse tipo de Kombi seria de transportar funcionários que trabalham em lugares remotos, ou até mesmo expedições.

As pickups


Para as picapes elas teriam opções com caçambas fixas, com o piso plano, na altura do motor, a carroceria alta daria um espaço bom a caçamba e melhorando ainda mais o fato da caixa de roda não ocupar espaço, a versão cabine simples conta com uma porta extra lateral no lugar da porta corrediça da van e tanto cabine simples quanto a dupla teriam um compartimento entre os eixos, isto é, uma porta-malas para a picape assim como era na antiga picape.



 Demonstração da abertura das tampas da caçamba
 
 Sem Caçamba - Seria praticamente um mini caminhão que poderia abrigar caçamba de madeira, de aço, baú... ou seja, pode-se personalizá-la conforme o tipo de carga. O cartaz do garoto tomando sorvete acima é obra do Victor "Arte do Paint" Braga, não tenho nada com isso, rsrs.
 
Serviria até para um trailer como por exemplo essa versão Caracol ou Safari, o estepe na frente não sei se é permitido atualmente, mas fiz apenas para lembrar os modelos antigos.



 A Kombi é destaque da revista Fusca & Cia número 66. Agradeço novamente a redação da revista pela oportunidade.

Imagens 1600x1200
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Making of:  A Kombi foi modelada no 3D Max com a técnica de modelagem Box Modelling.

História da Kombi


A Kombi foi idealizada em 1947 a partir de esboços do holandês Ben Pon, a idéia era fazer um utilitário a partir da plataforma do VW Sedan (Fusca). O nome Kombi  vem do alemão  Kombinationfahrzeug (Veículo Multi-uso). A VW gostou da idéia e começou a projetá-la e em 1949 foi apresentada inicialmente como tipo 2, mas ao contrário do Fusca a Kombi possuia um monobloco. E em 1950 sua produção teria início na Alemanha.








Foi lançada com o nome Transporter, ou T1 como era conhecida a primeira geração, o modelo era tão útil que chegou a ter 90 combinações diferentes para todo tipo de transporte.

Em 1967 surgia a segunda geração, que existe até hoje no Brasil, mas a porta corrediça só viria por aqui em 1997. A frente ainda mantinha os faróis redondos mas os piscas eram quadrados e não tinha mais os vincos curvos estilo "biquini", possuia maior área envidraçada. Para 79 a terceira geração Caravelle ou Transporter, mais quadrada e mais segura. O motor ainda era traseiro, mas com refrigeração a água.





Para a década de 90 o Caravelle já não tinha muito a ver com a Kombi clássica, o motor é dianteiro e o motorista fica um pouco mais atrás do eixo.  Em 2005 a evolução do Caravelle, o T5.
No final da década de 90 embalada pelo New Beetle a VW arriscou apresentar um conceito inspirado na Kombi clássica, o Microbus, mas o projeto não foi para frente, infelizmente.






No Brasil - A Kombi foi lançada por aqui em 1957 e possuia motor refrigerado a ar de 1200 cm3, tinha várias versões, inclusive furgão, e  a rara versão com seis portas. Em 1967 é adotado o motor de 1500 cm3, ficando assim até 1975.

A Kombi de 1976, possuia uma nova frente e lanternas traseiras em formato de cápsula, também recebeu um motor de 1600 cm3 com 58 hp, posteriormente várias versões picapes foram lançadas, com ou sem caçamba, e até mesmo uma cabine dupla.
Em 1981 a Kombi ganhou uma versão diesel, (refrigerado a água, era o mesmo motor do Passat diesel que a VW exportava), esta se difere pelo grande radiador preto na sua frente, esta só durou até 1985.

Em 1997, a velha senhora recebeu mais alterações, um teto mais reto e alto, novo interior, porta corrediça e injeção multiponto.
No final de 2005 devido as novas exigências da lei, a Kombi aposentou o motor refrigerado a ar dando lugar ao refrigerado a água.

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