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Sunday, January 24, 2010
Um estudo sobre como seria um veículo centenário nos dias de hoje...
Para esse estudo beleza não foi tão fundamental, pois são linhas inspiradas em um "pé-de-bode" e a finalidade foi lembrar o modelo dessa época, mas com roupagem atual e só agora com essa tendência de formatos mais retilíneos consegui chegar a essas linhas que hoje em dia seriam as de um carro familiar ou uma espécie de crossover, já que o T era "pau pra toda obra".
Decidi por linhas angulares, de acordo com o formato da grade hexagonal, os faróis deixaram de ser redondos dando um aspecto mais moderno, o farol fica ao lado do pisca que se se encontra com a grade formando um T, a grade em formato de lâminas apesar alguns não gostarem é o padrão atual da marca, o capô foi a parte mais complicada, pois nos estudos iniciais o vinco era mais aberto que terminava na coluna A e os paralamas eram salientes dando um aspecto de caminhão, então decidi seguir uma linha reta que chegando a 3/4 do capô ela abre e avança pela lateral como um vinco até chegar a traseira.
Os paralamas sugerem uma saliência, o formato lembra os primeiros Modelos T, o dianteiro é reto e o traseiro redondo. O formato do teto tenta lembrar o da capota do modelo original, só que esta é rígida.
Para dar mais praticidade ao carro a abertura das portas é suicida sem a coluna, facilitando o acesso atrás, e a abertura do porta malas é em duas partes, para dar um aspecto retrô ao carro a traseira é bastante recuada terminando quase em cima do eixo traseiro, o porta-malas diminuiria mas como o estepe é fora ganharia em espaço vertical. Em relação ao estepe, não confundir com os dos SUV, é mais um estilo continental que fica para trás dos limites do parachoque.
Quanto a motorização, poderia ser um híbrido, um carro de 4,20m a ser vendido nos EUA poderia além do motor elétrico teria um motor 2.0 ou 2.5 e concorreria com os retrôs PT Cruiser e HHR.
No parachoque traseiro há dois compartimentos para guardar ferramentas.
Este Modelo T teria mais cores disponíveis além do preto... Enfim, seu avô ( ou bisavô) agora poderá renovar a carta, rs.
(Photoshop, à mão e em 3D)
Para quem se assustou com o visual "pesado", na próxima semana apresentarei o Roadster, com um visual muito mais leve e com um radiador diferente.História do Modelo T
O Ford Modelo T foi lançado em 1909, de início feito artesanalmente e com um motor que funcionava com gasolina e etanol (flex?), o T foi o precursor dos carros populares, pois pouco tempo depois, ele passou a ser montado em uma linha de produção, o primeiro carro produzido em massa e o tempo de produção foi tão levado a sério que todos os carros eram pintados na cor preta, gosto pessoal? Não, de acordo com Henry Ford esta cor secava mais rápido, simples assim.
Em 1915 algumas modificações como os paralamas mas arredondados e a inclusão de outras versões de capota fechada, em 1923 algumas alterações e os novos modelos Tudor e Fordor. Só que os modelos já sentiam queda nas vendas devido a concorrência, principalmente dos Chevrolets que estavam mais modernos, a Ford então reagiu oferecendo finalmente carros com outras cores além da preta. Em 1927 o modelo T encerrava sua produção com mais de 15 milhões de unidades produzidas, sendo substituído pelo modelo A. O modelo T também chegou a ser montado no Brasil em uma espécie de CKD.
Em 1915 algumas modificações como os paralamas mas arredondados e a inclusão de outras versões de capota fechada, em 1923 algumas alterações e os novos modelos Tudor e Fordor. Só que os modelos já sentiam queda nas vendas devido a concorrência, principalmente dos Chevrolets que estavam mais modernos, a Ford então reagiu oferecendo finalmente carros com outras cores além da preta. Em 1927 o modelo T encerrava sua produção com mais de 15 milhões de unidades produzidas, sendo substituído pelo modelo A. O modelo T também chegou a ser montado no Brasil em uma espécie de CKD.
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