|
|
---|
Sunday, May 9, 2010
O Chevelle, clássico muscle car de décadas passadas retorna em nova roupagem, e de quebra a El Camino...
De início pensei por fazer apenas um Malibu coupé, mas ficou um desastre, então refiz todo o projeto e tomei por base o Camaro, mas com dimensões maiores. Faróis duplos retangulares de leds dão um toque moderno e retrô ao mesmo tempo, a parte frontal inspirada no modelo 68 parece estar inclinada para a frente passando a impressão de um animal armado para atacar.
A traseira é ainda mais retrô, a posição das lanternas passam um efeito visual diferente, as linhas sinuosas não tem a modernidade das do atual Camaro, pois eu gosto deste estilo, inserir elementos para adequar o carro a atualidade, como se o carro ainda continuasse em produção desde os primórdios mudando mas sem mudar sua essência, assim como é o Porsche 911 até hoje.
Proposta - A proposta para o Chevelle seria de um grande coupé, com um bom espaço para os passageiros atrás, é um carro que proporciona pura potência aliado a construção simples e preço razoável, parece contraditório em uma época que só se fala em carros politicamente corretos e menores, mas hoje em dia é possível aliar desempenho empolgante a baixas emissões e melhores consumos.
El Camino - Como muita gente pediria, aqui está, não a vejo como um veículo para trabalho pesado ou comercial e sim como uma picape de apelo mais esportivo, do contrário concorreria com a Chevy Colorado, pensando no apelo esportivo a caçamba não é muito alta para não comprometer as suas linhas.
História do Chevelle e da El-Camino
Chevelle 64 e 67
O Chevrolet Chevelle surgiu em 1964 como um intermediário entre o Chevy II e o Impala, o Chevelle tinha a seu favor as muitas versões de carroceria e de motores, a versão esportiva SS era destaque. No ano seguinte receberia algumas modificações e um motor "big block" de 6.500 cc, e ainda era um carro familiar...
Chevelle modelo 68
Para 68 uma carroceria totalmente nova e também a mais marcante, em sua aparência semi-fastback não mais ostentava a imagem de carro familiar, e sim de um coupé musculoso, típico muscle car, o novo Chevelle também disponibilizava novos e maiores motores.
Chevelle modelo 68 e 71
A linha de 1970, sofreu muitas alterações, além da novíssima carroceria, o carro recebera um motor de 7400 cc que o transformava em uma verdadeira usina de força, já em 71 o carro recebeu um novo padrão, farol simples e piscas ao lado, frente que inspiraria o nosso Opala 75, mas a partir daí o carro passou a ficar menos potente por causa de leis que afetaram vários carros potentes da época. A versão SS disse adeus em 73.
Chevelle modelo 73
Para 73 o Chevelle tinha só o nome pois se transformara num carro comum e sem graça, mas a maioria dos carros americanos ficaram assim, penas Camaro e Corvette reinaram absolutos por esta década.
El-Camino 1958, 1973 (acima), 1968 e 1986 (abaixo)
A El-Camino era uma picape lançada em 1959, era derivada do Impala, durou pouco mas o nome voltou em 1964 como derivada do Chevelle, mas sempre em seu típico estilo agressivo e único para uma picape, a partir daí acompanhou todas as gerações do Chevelle, mesmo com o fim do Chevelle a El Camino seguiu em frente até 1987 como derivada de outros modelos da Chevrolet.
0 Comments:
Subscribe to:
Post Comments (Atom)