Wednesday, May 19, 2010

Sr. e Sra. Omega


A releitura que os internautas elegeram através de enquete está pronta, um dos melhores carros brasileiros da década de 90, o Omega...
Antes que alguém pergunte porque uma releitura do Omega se ele ainda é importado e totalmente renovado? É só uma justa homenagem a um dos melhores carros produzidos por aqui nos anos 90,  com suas linhas aerodinâmicas que deixaram saudades.
Como base utilizei o Buick Lacrosse, a grade agrega o padrão visual atual da marca, mas o formato do farol é semelhante ao que a Opel usava há algumas décadas atrás, capô liso, apenas com o vinco no meio que se tornou tradição nos Chevrolets atuais.

A lateral é a que mais lembra o antigo Omega, o friso lateral corta a caixa de roda e atinge a extremidade traseira,a lanterna não é tão ousada, mas optei por ser vertical para lembrar ainda mais o modelo, o detalhe mais deferente fica por conta do recorte em V do porta malas.
Suprema - A perua tinha uma traseira truncada e está é levemente caída, eu diria que este tipo de perua é um segmento em extinção, mas como muitos pediriam pela Suprema acabei fazendo.



História do Omega
 
(Opel Omega e Senator)
Opel/Vauxhall - O Opel Omega foi lançado em 1986 na Alemanha (Vauxhall  Carlton na Inglaterra) para substituir o Rekord, sedan e SW de linhas aerodinâmicas tinha uma motorização que partia de 1800 cc até o de 6 cilindros em linha de 3000 cc, sem contar os motores diesel, o sedan   também serviu de base para um modelo de acabamento mais luxuoso, o Senator, uma tentativa da Opel em concorrer com os Audi, BMW e Mercedes, o Senator inclusive deixou a GMB na dúvida se o fabricaria no Brasil. 

 
(Opel Omega B)
O Omega B surgiu em 1994, um carro maior e já disponibilizava um motor de 6 cilindros em V,  sofreu um face-lift em 1999 até deixar de ser produzido na europa em 2003, mas continuou a ser produzido na Austrália como Holden Commodore onde evoluiu independentemente.

(Lotus Omega)
Lotus - O Omega A (Vauxhall Carlton) também serviu como base para uma versão da marca Lotus, subsidiária da GM na época, o Lotus Omega possuia um motor biturbo de 3.6 cc que o levava a 280 km/h.
 
 (Holden Commodore II, Commodore II e Cadillac Catera)
Austrália e EUA -  O Holden commodore I já era um derivado do Opel Rekord na década de 80, com o lançamento do Omega/Senator o Commodore II foi lançado em 1988 era um Senator com alterações estéticas, com a vinda do Omega B, o Commodore III com o passar dos anos mudou bastante ganhando personalidade própria até a chegada do Commodore IV em 2006, este sim um modelo independente. O Omega B também serviu de base para o Cadillac Catera em 1997 mas que durou pouco tempo.


(Omega e Suprema nacionais)
Chevrolet - O Omega só seria fabricado aqui no Brasil 6 anos depois, em 1992, substituindo finalmente o Opala, seus motores eram o 2.0 nacional e o 3.0 6 cilindros importado (modelos GLS e CD), no ano seguinte seria a vez da perua Suprema. Em 1995 o Omega receberia nova motorização um 2.2 e o velho conhecido 4.1 6 cilindros volta retrabalhado pela Lotus, o motor chegava a 168 cv. A Suprema deixou de ser fabricada em 1996 e o Omega encerrou sua produção no Brasil em 1998, talvez os motivos que levaram a esse ótimo carro a ter vida curta foram dois:  chegou ao Brasil muito tarde, 6 anos após o lançamento na Europa foi junto com a liberação da importação de outros carros.


 (Omega importado)
Mas o Omega continuou sendo vendido por aqui em 1999, mas com o visual diferente e importado da Austrália onde é denominado como Holden Commodore, possuia um motor 3.8 V6, depois receberia mudanças visuais e o motor 3.6 alloytec e em 2007 um novo Omega pois em 2006 na Australia o Commodore ganhou uma nova geração, seria uma espécie de Omega C.

0 Comments:

Post a Comment



My Ping in TotalPing.com