Wednesday, October 27, 2010

Fui a Avant-première do Salão do Automóvel de São Paulo que comemora 50 anos, e registrei umas obras de arte e até algumas novidades para nosso mercado...
A Petrobrás que gentilmente me convidou para esse dia do evento estava divulgando em seu stand a gasolina Podium, que é atualmente a gasolina comercializada com a maior octanagem e seu baixo teor de enxofre contribui para as baixas emissões de poluentes.
 


Já no começo me deparei com o stand do Aruanda, obra do amigo Ari Rocha, como já havia comentado um tempo atrás na postagem sobre o São Paulo Fashion car.
   Além das Lamborghinis, os poderosos e  eternos rivais Bugatti Veyron e Koenisseg CCXR E100 Platinus Special, gostaria de ver um embate entre os dois, já que ambos ultrapassam os 1000 hps e os 400 km/h.


Quem quer entrar na briga dos superesportivos é o nacional Vorax, de linhas complexas e super agressivas, usa motor BMW, será uma briga dificil desbancar ícones como Ferrari e Lamborghini.
 Ferrari, Porsche e Maserati já são "arroz-de-festa" no salão, mas fica um registro por aqui.
Mercedes-Benz - A Mercedes mostrou um impressionante SLS AMG cromado e a CLS Shooting Brake, desenho interessante para uma perua.

Kia - No stand dos coreanos o mais belo era o grande Optima , acima o Cerato hatch e o Soul com cara de "Storm Trooper", rs.


Chevrolet - A Chevrolet apresentou oficialmente o Camaro que será vendido pela marca no Brasil, mas... será que vai ter na cor amarela ou vai ser o trivial preto/prata?  Camaro que é Camaro tem que ser amarelo. Ao lado o meu guarda costa, o Bumblebee, rs. Além da nova Montana e do Malibu, foi mostrada uma versão Crossport do Agile, como eu havia dito, usaram o parachoque da picape. Como pseudo-aventureiro até que ficou bom, mas como hatch...
Agile Crossport

Ford - O interesante conceito Start dá indícios de como será um futuro Ka, tem linha diferentes dos atuais compactos.
Talvez o modelo mais aguardado do evento seja o  Novo Fiesta (desculpem, New Fiesta), em sua versão sedan vinda do méxico, nota-se a linha ascendente das janelas resultam em uma traseira bem alta, mas não gostei da grade cromada, tira um pouco da modernidade e juventude do projeto, poderia ter vindo com a frente européia. Ficamos na espera do belíssimo hatch que virá no ano que vem, e que seja nacional.
Outro conceito da Ford é o Explorer America Concept, apresentado junto com a monstruosa Super Duty, seria a inspiração para uma nova F250 nacional?  Senti falta dos recém apresentados Explorer e Ranger, poderiam muito bem ter sidos mostrados aqui no salão.
Mustang é sempre Mustang, qual dos dois é o mais bonito? rs

Fiat - O lançamento mais aguardado da marca italiana é o Bravo, vendo de perto é o irmão maior do Punto, já que ambos são belos carros. Será matéria de uma futura análise de estilo.

O Mio é o resultado de um projeto interativo que teve a ajuda dos internautas e que resultou num minicarro futurista. Destaque para uma versão conversível de  2 lugares do Uno.

Dodge - A Dodge mostrou o Challenger que tem um visual arrasador,  o mais surpreendente é que não havia a maldita cordinha que separava o carro do público que pôde entrar no carro. 

Toyota - A marca japonesa não trouxe novidades, apenas alguns conceitos como o EV, que seria um IQ elétrico, mostou também o Prius e um Corolla cromado, achei que a Toyota perdeu a oportunidade de mostrar o Etios, o Yaris ou até mesmo o Auris Hatch, pois o salão é um excelente lugar para as fábricas perceberem a reação do público diante de um determinado carro, isso poderia determinar o sucesso ou não de um futuro lançamento.
Mas o que salvou foi a Hilux utilizada pelo programa Top Gear em uma aventura no Polo Norte.

Foi a primeira vez que vi um Aston Martin ao vivo, a realização de um sonho.
A Jaguar também esteve presente com o novo XJ, com destaque ao belo interior...

A Audi, mostrou o RS 5 Coupé e o A1 (olha minha Brasília aí... rs)
Honda - Também sem muitas novidades a Honda mostrou o CRZ, no qual suas linhas poderão servir de inspiração para uma nova geração do Civic, o EV N é um micro carro de tão estranho, acaba sendo simpático.

Nissan - A Nissan mostrou um importante carro que virá do méxico, o March, de linhas bem modernas vai agitar o mercado dos compactos. Gostei da frente, mas a traseira é um pouco acanhada.

Peugeot - A marca francesa que além de estar mostrando a recém lançada picape Hoggar, surpreendeu ao apresentar o 408, um tipo de C4 Pallas da Peugeot, que talvez substituirá o 307 sedan na Argentina. A traseira é muito mais harmônica que a destoada traseira do 307, mas esse 408 não seria a versão sedan do 308? Então porque o 4?

Renault - A novidade da Renault fica por conta do Fluence que virá para substituir o Megane, eu até gostava do Megane, não sei por que não vingou no Brasil. Que o Fluence tenha melhor sorte.
 Suzuki - A marca japonesa vai entrar com tudo no nosso mercado, vai produzir aqui o jipinho Jimny, o Jimny é a evolução do saudoso Samurai.

VW - A marca alemã mostrou além do Gol Cross, o novo Passat.
 A Saveiro Rocket faz a picape se parecer com um coupé com a simples colocação de uma tampa na caçamba e um arco atrás da cabine, e teve gente que achou um sacrilégio quando apresentei idéia semelhante na Saveiro Fast...
 O novo Jetta traz o padrão atual da marca e o carro está maior. graças a um aumento no entre-eixos. O resultado ficou muito bom, mas já está na hora da VW diversificar seu padrão visual frontal, os carros estão ficando muito iguais entre si, isso inclui o Passat mostrado acima.

Hyundai - Só carros grandes, o belo Sonata e o Equus querendo dar uma de "Spirit of Ecstasy", tomara que não atropele ninguém.

 Citroën - A Citroën além do C3, C4 e do belíssimo C5 apresentou o diferente, Aircross que não sabemos se é uma minivan querendo ser um SUV ou um SUV querendo ser minivan.

A Troller também está presente no evento, outro utilitário interessante é o Polaris, parece um minijipe mas é um quadriciclo de 800 cilindradas.

Alguns modelos chineses, a picape Plutus da Effa (só não sei se é um clone da Chevrolet Colorado ou é feita sob licença, se alguém souber me avise), o Lifan 320 é uma espécie de "genérico" do Mini. Tem o S18 da Chery, esse até que é simpático.  Mas o melhor da China é o MG 550, com DNA inglês mas fabricado na china, é um belíssimo carro.

0 Comments:

Post a Comment



My Ping in TotalPing.com