Wednesday, November 3, 2010

Camarada Niva

 Uma repaginada no valente jipe russo...
 A idéia era lembrar detalhes do primeiro Niva, como a disposição dos piscas acima dos faróis, os vincos laterais para dentro, e acessórios para o uso fora-de-estrada. 
No arco do paralama deixei de lata (como era no antigo) ao invés de uma cobertura plástica, o plástico está apenas presente na parte de baixo da porta para evitar arranhões no uso fora-de-estrada,  a lanterna é vertical como na segunda reestilização, achei que uma lanterna horizontal não ficaria bem. Usei o novo Uno e partes do meu 147 como base na projeção.
 A versão 4 portas é imprescindível para os dias de hoje.

Imagens em 1600x1200
001 - 002 - 003



O Niva saiu primeiro na revista Planeta Off-Road edição 25,juntamente com outros modelos off-road que eu tinha feito, o Toyota Bandeirante saiu inclusive na capa. Agradeço a redação pela matéria.

História do Niva

Lançado na Rússia em 1977 pela Lada (ou AutoVAZ), o Niva possuia muitos componentes do Fiat 124, apesar de ter um desenho próprio, era um jipe com carroceria fechada e tração integral permanente, o motor era um 4 cilindros de 1600 cilindradas.  
Para a década de 90, novas lanternas verticais e tampa traseira, além da extinção do quebra-vento, surgiu também uma versão alongada com 4 portas e outras variações como a picape e a Van, o motor passou a ser 1.7. A partir de 1990 o Niva passou a ser importado no Brasil sendo o mais popular entre seus irmãos russos  se tornou uma opção mais acessível para o uso fora-de-estrada.
O Niva 2 surgiu em 2002, um projeto em associação com a Chevrolet no qual também chegou a ser comercializado com o emblema da marca americana, o modelo tinha o mesmo conjunto mecânico do antigo Niva.
O modelo antigo ainda continua em produção e sua importação será retomada no Brasil.

0 Comments:

Post a Comment



My Ping in TotalPing.com