Sunday, February 20, 2011

Quais carros a Alfa Romeo/FNM teria no Brasil em sua realidade alternativa?
 A FNM, uma das pioneiras nacionais produziu no Brasil sob licença da Alfa italiana o modelo 2600, chamado por aqui de JK e posteriormente FNM2000, mas esse modelo através da iniciativa brasileira poderia ter  tido a sua variação perua (projeção acima), a picape chegou a ser projetada (foto real), mas só para uso interno na fábrica, mas não deixa de ser um modelo interessante.
O esportivo Onça foi projetado pela FNM mas não obteve êxito em sua viabilização, nos anos 70 já como marca Alfa Romeo o modelo Fúria também não vingou, teria sido vetado pela matriz. Seriam clássicos nacionais se tivessem sido fabricados.  A perua 2300 (mostrada no topo) seria  um modelo  para combater a Caravan nos anos 70.

Agora vamos a uma realidade mais ousada, quais os outros carros que a FNM poderia ter produzido sob licença ou se até a própria Alfa tivesse se instalado no Brasil no final dos anos 50? Nessa época muitos fabricantes tinham sua própria "Kombi", e se eles tivessem sido fabricados no Brasil, o utilitário da VW teria problemas, como esse Romeo Furgone, por exemplo, observem a profundidade da caçamba da picape, é praticamente uma piscina, rs.

Quanto aos veículos de passeio o Giulia ficaria abaixo do JK (ou Alfa 2600) em meados da década de 60, poderiam até considerar um modelo esportivo, a dúvida ficaria entre o coupe Sprinter e o Conversível Spider, ou até mesmo o Onça.



 Para os anos 70 além do lançamento do luxuoso 2300 o Alfasud entraria no lugar do Giulia, aliás o Alfasud quase foi produzido no Brasil, flagrado com exaustão pelas revistas automotivas da época.
Derivados do Alfasud seriam viáveis como a pequena perua Giardinetta e o coupé Sprint.

Início dos anos 80, o luxuoso Alfa 6 substituiu o 2300 e  o notchback Alfa 33 no lugar do Alfasud, na europa existiu um modelo menor, o Arna que era fruto de uma joint-venture com a Nissan, não foi muito bem na Europa e seria pouco provável que viesse pra cá, mas é uma opção.

No final dos anos 80 a Alfa estaria sob domínio da Fiat, seria a vez do belo 164 entrar em cena no início dos anos 90, novos modelos como o 145, 146 e o sedan 155 compartilhariam plataforma com o Tipo/Tempra.

Se a Alfa quisesse oferecer algo diferente no segmento esportivo, o GTV e Spider seriam perfeitos.

Anos 00,  no lugar do 145,  o 147 e o belíssimo 156, compartilhariam plataforma com o Brava/Marea,  e se ainda quisesse se manter no segmento de luxo, o 166 substituiria o 164

Para a década de 10, os primeiros modelos seriam o Mi.To  e o recém lançado Giulia.
 
Como todos sabem essa realidade alternativa seria baseada em um cenário econômico mais favorável, com altos investimentos para as montadoras e um público mais exigente.

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