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Sunday, April 26, 2009
Por causa de sua longevidade no mercado (25 anos), o Uno já virou um clássico, portanto nada mais justo que uma renovada no visual do eficiente Uno, carinhosamente apelidado de Botinha ortopédica. Isto é apenas uma projeção como todas as outras no blog.
Longe de ser um palpite para o novo Uno que a Fiat promete lançar, me inspirei apenas nas linhas do Uno mesclando com a frente do atual Mille, isto é, fiz apenas uma releitura. Quanto ao nome Uno que a Fiat abandonou, ressuscitei esse nome e Mille fica apenas como modelo 1.0, como era antes.
Quanto a versão esportiva estava na dúvida entre o 1.6 R e o Turbo, optei pelo R porque tinha um visual mais interessante como a tampa preta e faixas, quanto ao motor usaria o atual 1.4 da Fiat, ficando Uno 1.4 R, mas nada impede que tenha um Turbo assim como no Punto T-jet.
O Premio entraria no lugar do Siena Fire para concorrer com o Classic e talvez Prisma. Teria motores 1.0 e 1.4.
Elba, Elba Weekend ou Uno Wekeend? já que é uma homenagem, prefiro apenas Elba. Custaria um pouco menos que a Palio Weekend, teria um motor 1.0 e para o 1.4 uma versão Adventure, sem Locker.
A picape Fiorino também teria sua vez, para uso voltado mais ao trabalho do que para o lazer, versões 1.0 e 1.4. Por enquanto sem cabine estendida.
O Fiorino furgão seguiria a mesma base da picape, só que teria um baú um pouco mais aerodinâmico. As calotinhas são só para esta apresentação, rs.
História da família Uno
História da família Uno
Lançado em 1984, o Uno era um carro muito moderno na época, possuia motores 1050cm3 e 1300cm3, tinha diferenças com o modelo italiano, como o capô, por exemplo. Em 1985 foi lançado o sedan Prêmio com motores de 1300 e 1500cm3, tinha 2 portas e um enorme porta-malas. Em 1986 surgiu a perua Elba, tinha a mesma motorização do Prêmio, era 3 portas.
Em 1987 surge a versão esportiva do Uno, o 1.5R enquanto o Premio ganhava a versão 4 portas. Em 1988 surgiu o Furgão Fiorino e a picape derivados do Uno. Em 1990 surge uma versão para mudar a história da indústria nacional, o Mille, com motor 1.0 que iniciou a moda dos carros populares, o carro era espartano, porém era o mais barato do mercado. O 1.5R passou a ser 1.6R, a Elba ganhava versão 4 portas.
Em 1991 uma nova frente com faróis mais estreitos, também estréia a versão Mille Brio, um pouco mais potente. Em 1992 o Uno ganhou uma injeção eletrônica. Surge a Elba Weekend, nome muito usado pelas peruas da marca a partir daí. Em 1993 o Uno Mille perde o nome Uno para se chamar apenas Mille. Em 1994 chega o Uno Turbo com motor 1.4 e 118 hp que chegava aos 195 km/h, o Premio passa a ser produzido na argentina e lá se chamava Duna.
Em 1996 com a chegada do Palio, o Mille limitava-se apenas a versão 1.0 e ao longo do tempo recebeu várias designações como: SX, EX, Smart e Fire. A Elba deixou de ser fabricada. Em 1999 a Picape Uno também deixou de ser fabricada. Em 2005 Mille e Fiorino recebem outra mudança na frente e traseira, pode-se dizer que esta foi a maior mudança pois, mexeu com capô, para-lamas e tampa traseira, em 2008 o Mille Economy que ficou 10% mais econômico. Até hoje é um dos carros mais vendidos do país.
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