Sunday, July 12, 2009

Santana

Nesse mês o Santana completa exatamente 25 anos de seu lançamento no Brasil, para isso bolei uma revitalização para ele.


Para a traseira me inspirei na primeira versão, as lanternas finas colocadas em posição elevada eram características marcantes do Santana, o logo embaixo pode gerar polêmica, mas na década de 80 o logo era usado na lateral, o que eu fiz não é usual pois em cima ficaria muito pequeno e se é para reiventar, porque não?


A frente não lembra tanto, mas para tornar a coisa mais viável comercialmente adotei o padrão dos VW atuais, usei a base do Golf europeu, porém suas linhas são mais sóbrias que as do Jetta e consequentemente teria um preço mais acessível que o seu primo, enfim, um Jetta para tiozão. rs.


Não poderia faltar a Quantum, baseada na Golf Variant, para economizar na produção as portas traseiras são as mesmas do sedan.


Pensei em um cupê, mas como a onda agora são cupês quatro portas imaginei um Santana CC, com apelo mais esportivo que o sedan normal com o teto mais caído. Cairia como uma luva o motor 2.5.



História do Santana


O Santana foi lançado no Brasil em 1984, como o carro de luxo da VW, inicialmente como substituto do Passat, porém conviveu com ele por alguns anos, o Santana tinha versões de 2 e 4 portas nas versões CS, CG e CD, . Todos com motores de 1800 cm3.


A versão perua Quantum foi lançada em 1985. Em 1987 as versões passam a ser CL, GL e GLS, esta última a frente era um pouco diferente com faróis de milhas ao lado dos faróis, e contavam com novos para-choques, no ano seguinte surge o motor de 2000 cm3 para o GLS. Em 1990 uma versão mais luxuosa, a Executive.


Em 1991 uma remodelação geral, nova frente, interior, teto e traseira mais modernos, o porta-malas fica mais alto e curto inspirado no novo Passat europeu, este novo Santana deu origem aos Ford Versailles/Royale, ambos da Autolatina até então. Em 1999 o Santana ganhou outra remodelação ganhando novos parachoques e perdendo o quebra vento, a Quantum parou em 2002 e o Santana encerrou sua produção em 2006.

0 Comments:

Post a Comment



My Ping in TotalPing.com