Saturday, January 16, 2010

Gol BX e família




  Como o Gol já é um clássico nacional, merecia uma postagem maior reunindo toda a família...
O Gol GTi (ou GT como quiserem) já havia postado faz algum tempo, era como uma releitura do Gol quadrado (BX) usando de base o novo Polo europeu, esse GTi ostenta a mesma cor azul e parachoque cinza, versão que ficou famosa entre a garotada da época. A coluna traseira mais inclinada diferenciava o Gol dos demais VW alemães.

Faltava fazer a traseira, não existiu versão 4 portas do quadrado, mas decidi incluir para se adequar aos novos tempos. O que lembrava o Gol dos anos 80 eram as lanternas horizontais.

A Parati também resgata traços da antiga, mas agora com 4 portas, ganha um toque bem mais esportivo.


O Voyage está mais imponente e seria um interessante rival para o Siena.

Na Saveiro sem tantas novidades, apenas uma pequena janela atrás para aumentar o espaço na cabine.

História do Gol e derivados

Considerado por muitos como o substituto do Fusca no Brasil, o Gol, de design nacional, surgiu em 1980 com um motor dianteiro refrigerado a ar, de 1300cm3, no ano seguinte a cilindrada aumentou para 1600cm3. Logo em seguida veio a picape Saveiro.
Em 1981 surgiria o sedan Voyage, derivado do Gol mas com frente diferente e um motor refrigerado a água de 1500cm3 vindo do Passat, depois surgiria uma versão 4 portas. Alguns anos depois fora exportado para os EUA com o nome Fox. Em 1982 o motor do Voyage passaria para 1600 cm3, Nesse ano ganhou a versão perua, a Parati que usava a mesma mecânica refrigerada a água, O Gol ganhou uma versão especial chamada Copa.
Entre 1984 e 1985 Gol e Saveiro ganhariam a mesma frente do Voyage/Parati e motores refrigerados a água. Em 1984 o esportivo Gol GT vinha com um motor de 1800 cm3. Em 1987 toda a linha ganha nova frente, os piscas ganham a lateral, a traseira ficou mais comprida e novo painel.
No ano seguinte a versão GTi com o motor de 2000cm3 do Santana contava com uma novidade, injeção eletrônica, com sua cor azul e para-choques prateados, o GTi foi muito cultuado pelos fans de plantão. Tinha também a versão GTS com 1800 cm3.
Em 1990 com a Autolatina, as versões básicas ganharam o motor AE 1600 da Ford. Em 1991 uma nova mudança, farois mais estreitos, e nova tampa do porta-malas. Surgiria também uma versão de 1000cm3, de origem Ford, o Gol 1000.

Em 1994 uma nova geração do Gol, completamente nova, com linhas arredondadas (o Gol "Bolinha"), mas ainda com motor longitudinal, era mais fácil e rápido de montar, o GTi após um intervalo retornaria em 1995.
Em 1995 o Voyage deixaria de ser produzido, porém no ano seguinte Parati e Saveiro ganhariam sobrevida em suas novas gerações.
Em 1996 é a vez do Gol GTi 2.0 e 16 válvulas, com impressionantes 145 hps, aquele com uma bolha no capô. O modelo quadrado ainda era produzido na versão 1000.
Em 1997 já com todos os modelos com injeção multiponto, o motor 1.0 contaria com 16 válvulas.
Em 1998 surge a inédita versão 4 portas. É lançada também a versão GLS de 2000 cm3.
Em 1999, uma nova frente, traseira e painel, o que a VW chamava de Geração III. Mas a versão de 94 ficou como a básica de 1000cm3, o Gol Special. O GTi foi produzido até 2000 e nesse ano ainda foi criada a versão 1.0 16v Turbo, que gerava 112 hp.

Em 2005 o Gol, Parati e Saveiro ganham uma nova frente, traseira e painel, popularmente conhecida como G4. O Gol apesar da concorrência pesada da Fiat, ainda é o modelo mais vendido no Brasil desde 1987.
Recentemente o Gol ganhou uma geração totalmente nova e agora com motor transversal, logo em seguida o retorno do Voyage e por fim a nova Saveiro, com cabine estendida e tudo, agora só fica faltando a nova Parati, será que vem?

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