Wednesday, March 31, 2010

O ato dos fabricantes em frequentes reestilizações geralmente é condenado por tirar a essência original do carro, mas há casos que essas pequenas mudanças estéticas (também conhecido por face-lift) principalmente na frente e traseira  dão uma sobrevida e as vezes salvam um carro de um desastre nas vendas, sendo que alguns acabam até ficando melhores que os originais...
Dobló - Pessoalmente acho o conceito do carro multiuso sensacional, um carro que serve tanto para uso comercial como para uso familiar e em alguns casos é até lucrativo pois dispensaria o proprietário de ter 2 carros. Mas voltemos ao assunto, o grande pecado do Dobló é a inusitada frente que no uso familiar causa uma certa estranheza ao dirigir, fato que mudou com essa recente reestilização, que é a frente italiana recentemente descontinuada, não digo que ficou belíssimo mas melhorou em muito dando um aspecto mais "normal" ao veículo, e a família agradece.

Palio Weekend - Caso de uma feliz reestilização é o da recente geração (não gosto de usar o termo geração para uma reestilização, mas como caiu no gosto popular, tudo bem) da perua Weekend, que mudou da água para o vinho diante da versão anterior, eu nunca entendi aquela lanterna estilo capelinha, aliás, um capelão, e nesta última versão recebeu uma belíssima lanterna horizontal juntamente com uma janela traseira de novo desenho.

Siena - O mesmo caso é do Siena, não que a geração anterior fosse feia, a lanterna era até melhor que a "capela" da Weekend, mas já estava meio desgastada, e a Fiat acertou em cheio nessa última versão, a lanterna horizontal caiu muito bem no sedan, e que também poderia ter sido usada até no hatch Palio. Mesmo assim já passou da hora desta família ter mudado completamente, que este seja o último face-lift.

Fiesta - O bom carro da Ford inicialmente não foi tão bem sucedido quanto os concorrentes por ter chegado tarde ao Brasil, e quando chegou a Ford abusou da fase da grade oval, e acabou por "ovalar" toda a frente, alguns torciam o nariz por aquela frente de "bebê chorão" no qual recebeu este triste apelido. A marca percebeu isso e pouco tempo depois o carro recebeu uma nova frente, conhecida como a frente "gatinho" (fresco isso...) o carro ficou com um ar mais contente e dinâmico, e essa  frente ainda continua por causa da Courier, mas  já merecia uma nova geração faz tempo...

Corcel I - O Corcel como todo mundo sabe era um projeto da Willys em conjunto com a Renault, mas por causa da compra da Willys pela Ford, esse projeto acabou resultando em 1968 no Ford Corcel, e foi em 1973 com uma modificação de frente e traseira que deu um DNA Ford definitivo ao modelo tirando o aspecto de Renault que o modelo anterior ostentava, mas que também não era feio, a nova frente veio na balada do Maverick, dando um ar mais esportivo ao carro.

Opala - Nascido em 1968, era derivado do alemão Opel Rekord, mas com frente inspirada no Chevrolet Nova americano, os primeiros modelos já tinham o seu charme, mas foi em 1975 que o carro ganhou sua identidade definitiva, na qual foi a mais popular, detalhes como os piscas verticais repartidos ao meio, o farol redondo em uma base quadrada, outro detalhe marcante foram as lanternas traseiras duplas redondas, bem ao estilo Camaro, mas tem gente que arrisca colocar uma terceira lanterna...

Clio - A primeira versão do Clio nacional era totalmente insossa, frente sem graça e uma traseira "corcunda", a frente melhorou muito na sua reestilização, quase o mesmo caso do Fiesta, primeira frente era trisonha, segunda mais contente.  Mas a traseira do francês não tem salvação...

Gol - A Geração " bolinha" de 1994 já foi um salto e tanto em relação ao modelo quadrado, mas em 1999 recebeu um excelente face-lift, versão popularmente conhecida como G3, farois retangulares, grade e parachoque casavam perfeitamente com o formato da carroceria, e a traseira da Parati ficou muito boa também. 

Polo - Os faróis redondos do modelo 2002 foram como uma volta as origens da marca, lembrava as primeiras gerações de Golf e Polo, mas não teve uma grande receptividade do público brasileiro, o face-lift que recebera posteriormente proporcionou uma notoriedade maior ao carro, que adotou o novo padrão da marca desde então.

Fox - Uma das últimas e bem sucedidas reestilizações foi a do Fox, já estava na hora de mudar e mudou pra melhor, a frente adota o atual padrão mundial da marca, mas essa mudança poderia canibalizar o Polo? É esperar pra ver.

Na minha opinião estas são e foram as melhores reestilizações dos carros nacionais, quem quiser relatar outras que esteja a vontade.

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