Wednesday, March 24, 2010

A vez da S10

Fazia tempo que a S10 merecia uma geral no visual, claro que seria mais fácil vir a Colorado ou a D-Max  mas mesmo assim (atendendo a uma enxurrada de pedidos, rs)  fiz a minha própria versão (by IDD)...


Para a nova S10 usei a base da picape antiga, uma carroceria nova que se encaixasse na mesma base, porém com um sutil aumento do entre-eixos e da bitola, deixando ela com aspecto um pouco maior.
Visualmente me inspirei no conceito Denali XT da GMC, com paralamas salientes e entradas de ar abaixo do farol, pode não ter tanto uso mas cria um efeito visual diferente, ela também ganhou uma pequena entrada de ar lateral no fim do capô com o desenho do logo da "gravatinha".


Como a parte mais cansada da S10 é a lateral, inclui um grande vinco saliente que se incorpora ao formato dos paralamas dando um aspecto mais robusto a picape, a coluna A que também denuncia a idade do projeto também foi modificada junto como o arco da porta deixando mais larga e curva semelhante com a da atual Silverado americana, nessa versão a cabine ganhou uns centímetros a mais em espaço e criei uma pequena entrada de ar atrás da porta. A traseira tem uma grelha abaixo da lanterna para equilibrar com o desenho da frente. A caçamba está um pouco maior também.


Não poderia faltar a Blazer, as lanternas seguem o padrão da frente com a grelha abaixo, os parachoques são mais envolventes e a tampa traseira é grande o bastante para colocar os "maus elementos" caso seu uso seja o de uma viatura, rs,  mas no uso civil para a tampa não ser um trambolho, existe a opção do vidro ser basculante, como vem sendo usado em alguns SUVs atuais.
 Para quem não gostou das lanternas pequenas fica aqui uma versão B com lanternas maiores.

História da S10/Blazer

A Chevrolet S-10 foi lançada em 1995 como a primeira picape média do país, projeto derivado do modelo americano, porém para o Brasil e Mercosul foi desenvolvida uma nova frente menos americanizada, frente essa que também compartilhou com a japonesa Isuzu Hombre. Tinha um motor 4 cilindros de 2200cm3 do Omega, as versões eram Standart e DeLuxe.
Em 1996 foi a vez do motor turbodiesel de 2500 cm3 e o V6 de 4300 cm3 a gasolina (importado), nesse ano surgiu a perua Blazer, que de cara já virou camburão de polícia, é disponibilizada também a S-10 com versão de cabine estendida .
Em 1998 surge a opção com tração 4x4. A S10 e Blazer ganham as versões top Executive, junto com a cabine dupla que substituiu a versão estendida.
Em 2000 o motor a diesel passa a ser 2800cm3.

Em 2001 uma remodelação, nova frente, paralamas e traseira, o 4 cilindros passa a ter 2400cm3.
Em 2005 uma pequena reestilização, na grade, em 2007 o motor 2.4 passou a ser flex e em 2008 a S10 ganhou alguns acessórios visuais. A S10 não é fabricada mais nos EUA, no seu lugar existe a Chevrolet Colorado.

0 Comments:

Post a Comment



My Ping in TotalPing.com