|
|
---|
Thursday, July 15, 2010
Uns adoravam o 147, outros detestavam, mas enfim marcou história no pais, pois iniciou a era dos compactos modernos...
Para quem acompanha o blog há algum tempo, pôde perceber que eu já tinha feito uma releitura baseada no Palio, mas como aqui não é regra, assim como as idéias vão surgindo posso ter várias idéias sobre o mesmo tema quantas vezes quiser. Este 147 foi baseado no Novo Uno, pois as linhas mais retas permitiram uma melhor associação ao antigo 147. Se for pensar em viabilidade este poderia ocupar o lugar do Mille, abaixo do novo Uno.
Com as diversas variações esportivas da Fiat como a R, Turbo, T-Jet, Sporting e Abarth resolvi ressuscitar o 147 Rally, clássica versão esportiva do carrinho. A lanternas são cortadas ao meio para melhor aproveitamento da abertura do porta-malas, conservando assim o formato retangular.
Inicialmente ela se chamava Pickup Fiat, só depois recebeu o nome City, mesmo assim resolvi batizá-la de City, já com uns adereços Trekking, só pra entrar um pouco na atual onda da Fiat.
Tentei uma versão furgão e uma Fiorino.
Como a familia 147 evoluiu, na próxima semana, postarei o Spazio, até uma versão 4 portas (claro que nunca houve essa versão por aqui, mas vale a curiosidade) bem como a sua família Oggi e Panorama.
História do 147
127 italiano de 1971 e 147 brasileiro de 1976
Lançado em 1976, o Fiat 147 era uma evolução do italiano 127 lançado em 1971 na Itália e lá manteve esse nome, o 147 além de ser o modelo de entrada da Fiat no Brasil, trazia algumas inovações como o motor 1049 cm3 transversal e inaugurou uma nova categoria de carros compactos no Brasil. De início o 147 apresentou problemas no câmbio, defeito resolvido algum tempo depois.
Em 1978 surgia a versão Vogue e uma variação de furgão (os vidros traseiros eram substituidos por chapas).
Pickup Fiat curta e longa
Em 1979 foi lançada uma picape derivada do 147, era curta como o hatch, mas foi a primeira picape derivada de um carro no país, o 147 Rallye tinha motor 1300 cm3 além de uma versão a alcool, curiosamente esse modelo seria o primeiro carro de linha movido com esse combustível, no Brasil e no mundo.
147 Europa e Panorama
Em 1980 o 147 ganha uma nova frente, conhecida por "Frente Europa" que seria utilizada nas versões mais equipadas, também seria a estréia da perua Panorama, a picape de frente antiga ficaria mais longa já a City possuia a frente Europa, também surge um furgão com baú, o Fiorino. Em 1983 após uma reestilização o 147 foi rebatizado para Spazio... (continua)
0 Comments:
Subscribe to:
Post Comments (Atom)