Sunday, August 9, 2009

Escort "in focus"

Eu já havia mostrado a releitura do XR3, agora a família está completa.
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A versão 2010 do XR3 ganha máscaras negras nos faróis, e a versão mais luxuosa Ghia agora com 4 portas. Claro que este Escort não passa de um Focus estilizado, mas é para provar que não seria difícil revitalizar um clássico.
Agora disponibilizei a traseira do XR3 acompanhada da versão conversível, com alguns detalhes diferentes, porém ao contrário do antigo XR3 conversível que possuia lanternas diferentes, esta eu mantive a mesma, mas tem a tampa traseira semelhante a do Verona.Só por curiosidade eu quis saber como ficaria o Escort Hobby, o pé-de-boi da Ford.

O Verona mescla as duas gerações brasileiras, pois é indispensável para um sedan ter quatro portas hoje em dia, e um detalhe, esse é FLEX !!! rs

A Escort SW não mudou muito em relação a Focus, apenas algumas mudanças nas lanternas.


HISTÓRIA DO ESCORT

Geração européia de 1968 a 1980

ESCORT NA EUROPA - O Ford Escort surgiu na europa em 1968 para substituir o cansado Anglia, era um carro de três volumes e usava tração traseira, passou por uma modificação em 1975. O Escort dessa época ficou muito famoso em competições de Rally. Em 1980 surgiria a terceira geração, um carro mundial, de carroceria notchback, com motor transversal e tração dianteira, ganhou em 1983 a versão sedã, o Orion. Em 1986 passou por uma modificação até mudar completamente em 1990, mais tarde passou por mais uma reestilização e encerrou sua produção em 2000 para dar lugar ao Focus lançado em 1998. O Escort foi um dos carros mais vendidos no mundo na década de 80.

Gerações americanas

ESCORT NA AMERICA DO NORTE - O Escort americano seguiu uma linha de design independente do resto do mundo, foi lançado em 1981 mas logo em 1985 usaria uma plataforma Mazda, uma nova geração viria em 1997 sendo produzido até 2003.

ESCORT NA AMÉRICA DO SUL - Apresentado em 1983, o Escort, era o menor Ford brasileiro até aquele momento. Era disponível nas versões básicas L, GL, a luxuosa Ghia e a esportiva XR3, tinha versões 3 e 5 portas, exceto a XR3 que só possuia 3. O Escort contava com motores CHT de 1300 e 1600 cm3. Em 1985 surgiria a versão XR3 Conversível que possuia várias peças importadas, e lanternas traseiras exclusivas. Em 1987 a primeira restilização com nova frente, lanternas e interior. Por causa da Autolatina, o Escort recebeu em 1989 o motor AP 1800 da VW.
Em 1990 era apresentado o Verona, uma versão 3 volumes do Escort com 2 portas, era exclusivo no Brasil, pois o Orion europeu, era diferente além de possuir 4 portas, porém a versão brasileira era bem mais bonita, contava com as versões LX 1.6 e GLX 1.8. Este carro deu origem ao Apollo da VW. O Escort também foi fabricado na Argentina, tanto que o modelo Guaruja de 4 portas vinha de lá. Em 1991 o XR3 ganhou uma série especial chamada Fórmula, que contava com amortecedores eletrônicos.

Um novíssimo Escort surgiria em 1993, este carro foi a base dos Logus e Pointer da VW. O antigo Escort ainda seria produzido na versão Hobby, com motor 1.6 e posteriormente 1.0.
O novo Verona surgiu também em 1993, este era mais similar ao modelo europeu e possuia somente a versão 4 portas, este tinha motores VW de 1800 e 2000 cm3. Em 1995 receberia nova grade com o oval da Ford
Em 1997 tanto Escort quanto Verona deixaram de ser fabricados no Brasil, o modelo 97, que incluia hatch, sedan e uma indédita SW com os modernos motores Zetec de 16 válvulas vinham da Argentina, assim como o atual Focus. A produção do Escort encerrou em 2003.

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