Thursday, August 13, 2009

Projeto Vena - Alicerces

Um teste de ergonomia do Projeto Vena (VEículo NAcional), a idéia seria uma forma diferente de dirigir um carro urbano, com o motorista ao centro e de posição elevada.


Seria um carro urbano voltado para uma pessoa e dois eventuais caronas (1+2), pessoas que quase sempre dirigem sozinhas, para o trabalho, faculdade, etc... não precisariam, portanto, de um carro que ocupe tanto espaço no trânsito e vagas, o carro teria menos de 3 metros, as proporções estão corretas, os bonecos do exemplo teriam 1,80 de altura, o banco da frente tem tamanho proporcional com as bases 50 x 50 cm, as medidas do banco de um carro comum, os bancos dos caronas são um pouco mais estreitos, teriam o espaço semelhante ao do quinto passageiro de um carro normal, mas como disse, são caronas eventuais, de qualquer forma teriam o benefício de maior espaço a frente para as pernas.
Só estou pensando que o motorista teria um pouco de trabalho na hora de pagar pedágio e pegar o ticket do shopping, mas como um amigo falou, seria saudável para o motorista pois não passaria pelo drive-thru, rs. mas ainda estou trabalhando pra resolver isso, inclusive no acesso, como não tenho recursos tenho que fazer alguns testes de ergonomia no meu próprio carro fazendo medidas, mas é divertido.

A estrutura não será com esse chassi, eu ainda tenho que mudar muita coisa, pois é apenas um estudo de ergonomia, para ver se os ocupantes caberiam no carro, estou apenas apresentando o conceito. Ele terá chassi monobloco e um motor traseiro, talvez elétrico, não sei ainda. A Smart recentemente havia anunciado estudos sobre um Forthree (para três) mas essa idéia eu já tinha na cabeça há um tempo, quem quiser acreditar acredite, mas é verdade, não estou copiando de ninguém.
O design final será revelado em breve, é o tal "ame ou odeie", mas comparado a certos minicarros indianos, é aceitável. hehe.
Quanto ao nome, não sei se será Vena (VEiculo NAcional) ou outro, o que vocês acham?

0 Comments:

Post a Comment



My Ping in TotalPing.com